CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

LEMA: QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA (CF. ECLO 38,8)

TEMA: A FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA “CONVERTE-TE E CRÊ NO EVANGELHO”!

Ao recebermos a imposição das cinzas, no início da quaresma, somos convidados a viver o Evangelho, viver da Boa Nova.

A Boa Nova que recebemos é Jesus Cristo. Ele abriu um novo  horizonte para todas as pessoas que nele creem.

Crer no Evangelho é crer em Jesus Cristo que na doação amorosa da cruz deu-nos vida nova e concedeu-nos a graça de sermos filhos do Pai. Com sua morte transformou todas as realidades,  criando um  novo céu e uma nova terra.

A quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Caminho, porque processo existencial, mudança de  vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo missionário. A oração, o jejum e a esmola indicam o processo de  abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova  que nasce da cruz e da ressurreição.

Assim, atingidos por Ele e transformados n’Ele, percebemos que  todas as realidades devem ser transformadas, para que todas as pessoas possam ter a vida plena do Reino.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove  a Campanha da Fraternidade, desde o ano de 1964, como itinerário  evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma.

A Igreja propõe como tema da Campanha deste ano: “A fraternidade e a Saúde Pública”, e com o lema: Que a saúde se difunda sobre a  terra (cf. Eclo 38,8). Deseja assim, sensibilizar a todos sobre a dura  realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede  que as estruturas de morte sejam transformadas. CF2012_Texto_base_

A Igreja, nessa quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da Saúde Pública e levar os discípulos-missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte.

E, ao mesmo tempo, exigir que os pobres tenham um atendimento  digno em relação à saúde. Que ela se difunda sobre a terra, pois a salvação já nos foi alcançada pelo Crucificado.

À nossas Comunidades, grupos e famílias, uma abençoada caminhada quaresmal e celebremos a Jesus Cristo que fez novas todas  as coisas.

Dom Leonardo Ulrich Steiner Bispo Prelado de São Felix - MT Secretário Geral da CNBB
Pe. Luiz Carlos Dias Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade CF2012_Texto_base_FINAL3.indd   10 04.07.11

OBJETIVO GERAL

Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma  vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema  público de saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a. Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;

b. sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;

c. alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer  onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;

d. difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade;

e. despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da  saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;

f. qualificar a comunidade para acompanhar as ações da  gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos  com transparência, especialmente na saúde

Clique  no  links  para ler o Texto base CF2012

http://www.vicariatonorte.org.br/arq_downloads/cf2012_textobase.pdf

Postado em quarta-feira, fevereiro 22nd, 2012 a 10:17 e é arquivada sob Espiritualidade, Notícias, Vídeos . Você pode seguir qualquer resposta para esta entrada através do RSS 2.0 feed. Os comentários e o contato estão encerrados.

Os comentários estão fechados.