II CONGRESSO NOVAS GERAÇÕES EM APARECIDA – SP

NOVAS GERAÇÕES TECENDO RELAÇÕES CONSTRUINDO CAMINHOS

Rigidez? Estrutura fechada? Jogo do poder? Com estes questionamentos numa encenação muito bem preparada, iniciou o II Congresso Novas Gerações em Aparecida de 09 a 12 de fevereiro de 2013 . Palavras  que ecoavam no Centro de Convenções Pe. Vitor Coelho de Almeida e que  nos interpelaram  a responder: Onde está o perfume da Vida Religiosa Consagrada?

Guiados pela mística do  lema tirado do Evangelho de Lucas 24, 32  “Ardia o nosso coração quando Ele nos falava no caminho” todos os participantes, aproximadamente 800 religiosos (as),  se dispuseram a  ouvir Jesus que  falava pelo CAMINHO. E, todos, o ouviam CAMINHANDO.

Ir. Márian, presidente da CRB Nacional nos dizia que “Jesus fala no caminho

. Ele aquece no caminho, por isso hoje é bom nos questionar onde ficou a loucura, a paixão que irradiava em nossos fundadores. Jesus nos surpreende no caminho. Apaixonar-se é se deixar machucar, machucar pela paixão de Cristo. Ele fala. Isso é Vocação! Ele caminha. Isso é Missão! Ele aquece. Isso é relação! No lema, encontra-se o projeto vocacional de dar um lugar à loucura, à paixão na Vida religiosa. Nós sabemos para onde nos leva o caminho vocacional? “  Ir. Márian ainda  disse aos jovens consagrados que “a chave da casa está em nossas mãos, nas mãos dos mais jovens da VR. Usem esta chave. Abram-se ao encontro. Construam pontes com amor, paixão. Sustente quem está fragilizado. Vão até a Mãe (Aparecida). A Mãe se deixou encontrar no rio e até hoje aquece corações.”

Foram muitos os momentos preciosos no Congresso (Celebrações, Leitura Orante, Via Sacra, memóri

as, reflexões, partilhas em grupos, oficinas,…)  e acredito que o tema e o lema mexeram com as estruturas pessoais de cada religioso e religiosa ali presentes. Ir. Olga Estela e eu, representando nossa Província, bebemos muito da fonte no Caminho.

Concluo esta partilha com a frase de Ir. Anette: “ É preciso como religioso/religiosa se fazer pão

partido para o povo quebrado”.


Diante dos desafios da vida moderna, muitas  vezes ser religiosa não é fácil, mas como ouvi no encontro “Não há parto sem dor”.  É preciso espírito de sacrifício. Então nada de fechamento, pois ele mata a VR. “O  verdadeiro fracasso não são as saídas, mas quando a VR se fecha”. Caminhando percebemos Jesus que caminha conosco e nesse caminhar encontramos o fio condutor que nos leva a tecer relações de respeito, amor, sacrifício, e perdão.

Entre no blog das Novas Gerações e fique por dentro do II Congresso das Novas Gerações da VRC  HTTP://ngvrcbrasil.blogspot.com.br

Ir. Denize Carvalho

denizems@yhaoo.com.br

Postado em sexta-feira, março 1st, 2013 a 20:24 e é arquivada sob Cultura e arte, Espiritualidade, Notícias, Publicações . Você pode seguir qualquer resposta para esta entrada através do RSS 2.0 feed. Os comentários e o contato estão encerrados.

3 comentário para “ II CONGRESSO NOVAS GERAÇÕES EM APARECIDA – SP ”

  1. Ir. Marlene Diz:

    Parabéns Ir. Denize pela partilha sobre o congresso Novas gerações. Parabéns pela participação de nossa Província nesse Congresso através de você e Ir. Olga. Como é bom ver e sentir a animação da Vida Religiosa jovem, buscando marcar uma presença viva e dinâmica, vestindo a “camisa” da Vida Consagrada, e de certo modo, dizendo ao mundo que é possível, hoje, consagrar a vida a serviço do Reino e dos pobres, abraçando o chamado à Vida Religiosa. A generosidade da entrega de si desde as pequenas coisas, nos levarão longe na fidelidade do seguimento de Cristo Servidor. Um abração, Ir.Marlene

  2. Ir. Olga Estela Diz:

    Na verdade foram dias intensos de muitas redescobertas ou novo sentido, uma injeçao de animo para muitos de nós nesse Congresso. A partilha e a alegria fazem parte da Vida Religiosa das NG. Agradeço ao Bom Deus pela oportunidade e a Província por me conceder a alegria de estar no Santuário da Mãe Aparecida!!!

    Fraterno abraço a todas…

    Ir. Olga

  3. josefina Diz:

    Fico feliz em ver e saber que as mais jovens encontram-se animadas no seguimento de Jesus Cristo. Parabéns as duas irmãs: Olga e Denise que usufruiram da graça de Deus nesse cansativo mas frutuoso encontro. Avante… a messe é grande.