DIA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA

A TODOS RELIGIOSAS E AOS RELIGIOSOS FELIZ DIA DA VIDA CONSAGRADA!


Esta é a beleza

3. « Esta é a beleza da consagração: é a alegria, a alegria… » . A alegria de levar a todos a consolação de Deus. São palavras do papa Francisco no encontro com os seminaristas, os noviços e noviças. « Não há santidade na tristeza » , continua o Santo Padre, « não andeis tristes como os que não têm esperança », escrevia São Paulo (1Ts 4, 13).

A alegria não é um adorno inútil, mas exigência e fundamento da vida humana. Nas preocupações de cada dia, todo o homem e mulher procura alcançar a alegria e permanecer nela com todo o seu ser.

No mundo há, muitas vezes, um déficit de alegria. Não somos chamados a realizar gestos épicos nem a proclamar palavras altissonantes, mas a testemunhar a alegria que brota da certeza de sentir-se amado, da confiança de ser salvo.

A nossa memória curta e a nossa experiência fraca impedem-nos muitas vezes de procurar as « terras da alegria », onde saborear o reflexo de Deus. Temos mil e um motivos para viver na alegria. A sua raiz alimenta-se da escuta crente e perseverante da Palavra de Deus. Na escola do Mestre, escuta-se o « esteja em vós a minha alegria e a vossa alegria seja completa » (Jo 15, 11), e treinamo-nos com exercícios de alegria perfeita.

«A tristeza e o medo devem dar lugar à alegria: “Alegrai-vos… exultai… transbordai de alegria” – diz o profeta (66, 10). É um grande convite à alegria. […] Cada cristão, mas sobretudo nós, somos chamados a levar esta mensagem de esperança, que dá serenidade e alegria: a consolação de Deus, a sua ternura para com todos. Mas só o poderemos fazer, se experimentarmos, nós primeiro, a alegria de ser consolados por Ele, de ser amados por Ele. […] Existem pessoas consagradas que têm medo da consolação de Deus e se amofinam, porque têm medo dessa ternura de Deus. Mas não tenhais medo. Não tenhais medo. O nosso Deus é o Senhor da consolação, o Senhor da ternura. O Senhor é pai e Ele disse que procederá conosco como faz uma mãe com o seu filho – com ternura. Não tenhais medo da consolação do Senhor » .

ALEGRAI-VOS – Papa Francisco

Postado em sábado, agosto 15th, 2015 a 21:48 e é arquivada sob Notícias, Vocação . Você pode seguir qualquer resposta para esta entrada através do RSS 2.0 feed. Os comentários e o contato estão encerrados.

um comentário para “ DIA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA ”

  1. Ir Maria Socorro Alvares de Assunção Diz:

    É muito atual.significativo e inspirador, sobretudo nessa afirmação do Papa Francisco sobre a ternura de Deus:Fonte de Alegria