Família Elisabethiana

CRIAÇÃO OFICIAL DA FAMILIA ELISABETHIANA

Província Nossa Senhora dos pobres do Brasil Centro Oeste
Aos vinte e dois dias do mês de agosto do ano de dois mil e seis dia dedicado, a Nossa Senhora Rainha da Paz às 20.00 h, na residência da Srª Maria de Fátima Brandão e Sá, foi criado oficialmente o 1° Núcleo da Família Elisabethiana, sob a presidência de Irmã Maria de Lourdes Braz Sobrinho, Superiora Provincial e Ir. Nair Ferreira de Brites, Economa da Província e responsável pela Pastoral Vocacional Regional, membros do Instituto das Irmãs de São Vicente de Paulo, servas dos pobres de Gijzegem. Estavam presentes as senhoras: Salete Maria Pelissari de Rodrigues, Éster Jabra Zotta, Judithe Ribeiro Almeida, Ana Lúcia da Silva, Ivani Azambuja da Fonseca e a anfitriã já citada a cima. Após as apresentações, Ir. Maria de Lourdes colocou a motivação do encontro: “Iniciar um grupo de leigas e leigas com a espiritualidade de nossa Fundadora Elisabeth de Robiano na qual nós Irmãs Vicentina, servas dos pobres, estamos engajadas desde o ano de 1818”. Em seguida foi lido e partilhado o texto de Lc.4, 14 – 21 alicerce da nossa espiritualidade.Após um cântico, todas leram texto intitulado: ELA ERA ASSIM. No qual aparece a mística do ser e agir de Elisabeth de Robiano. Após partilhas e outras orientações, ficou decidido, em comum acordo, alguns pontos práticos e concretos para alimentar a mística de Serva dos Pobres.
1.Reuniões periódicas.
2.Participação nas festas do Instituto – São Vicente de Paulo, Elisabeth de Robiano, fundação do Instituto e outras.
3.Ação concreta – Ex: Acompanhar uma família carente ou visitas domiciliares etc.
4.Rascunhar a regra de vida, para ser elaborada com a participação de todas/os.
E para encerrar todas receberam o folder do Instituto, onde consta a oração da FAMILIA ELISABETHIANA, e juntas pudemos reza – la, com o objetivo de mantermos a unidade.
Nada mais para constar lavrei o presente documento encerramos o encontro e saboreando o jantar oferecido pela Srª Maria de Fátima.

Campo Grande, 22 de agosto de 2.006.

Os primeiros passos da criação da Família Elisabethiana em Rio Verde-GO

Elisabeth de Robiano é uma mulher fascinante !

O grupo Elisabethiano de Rio Verde começou com 13 pessoas, contando com as Irmãs no mês de maio de 2007.
Tudo começou quando Irmãs Olga e Yolanda perceberam que o povo acolhe e gosta das Irmãs, mas não sabem muito bem quem somos e nos confunde com as outras duas Congregações Religiosas aqui existentes.Falando com algumas pessoas mais conhecidas, estas se interessaram em nos conhecer melhor.
Já fizemos três encontros mensais. No primeiro, conversamos sobre aquilo que as pessoas conhecem das Irmãs e o que a nossa Vida Religiosa significa para eles; depois cada membro recebeu um exemplar do livro simplificado de Elisabeth de Robiano com a tarefa de ler em casa o primeiro capítulo do livro.
No segundo encontro num ambiente descontraído cada um foi falando daquilo que mais chamou a atenção na infância e juventude de Elisabeth fazendo mesmo um paralelo entre a a infância e juventude de Elisabeth e a deles, inclusive falaram sobre  como eles percebem a educação que é dada hoje pelas famílias que vivem enormes desafios na atual sociedade. A partir disso  achamos bom ler os três primeiros capítulos do Livro dos Provérbios que é um livro profético que nasceu das reflexões dos profetas com frases da sabedoria popular para ser refletido no próximo encontro.
No terceiro encontro houve a partilha de reflexões dos capítulos acima citados do Livro dos Provérbios.Elas foram apresentadas com sabedoria e muita simplicidade que já é uma das características do grupo.O próximo encontro será no dia 24 de setembro onde faremos uma celebração sobre São Vicente de Paulo que inspirou Elisabeth para a vivência da ternura e da misericórdia de Deus junto aos mais pobres.
Contamos com as orações das Irmãs e do grupo Elisabethiano de Campo Grande-MS para o crescimento deste grupo que está apenas começando. Abraços, Ir. Yolanda e Olga